1

Seria conspiração? Bases Americanas estariam a nossa volta?

Bases militares na Argentina? Qual seria o objetivo real?


O governo Argentino acabou permitindo a instalação de bases militares Americanas com a desculpa de apoiar tarefas científicas, embora essa informação teria sido apresentada tanto pelo governo Argentino como por vários meios de comunicações, como um desenvolvimento com fins pacíficos, muitos analistas pensam ao contrário, em particular há dois projetos, um na província de Tierra del Fuego no extremo sul da Argentina, e outro na chamada Tríplice Fronteira entre Brasil e Paraguai. Esse mesmo tipo de desculpas já permitiram a Washington implementar mais de 100 bases na América Latina que se estende da Guatemala ao Caribe até a Patagônia, os motivos são sempre altruístas disse o jornalista Walter Guba, ele explicou que entre os documentos destaca-se a ajuda humanitária, apoio de socorro, combate ao trafico de drogas e apoio ao desenvolvimento e pesquisas científicas.



Bases secretas sempre instaladas em áreas aonde os recursos naturais são altamente estratégicos, água e terra fértil para produção de alimentos, minerais, hidrocarbonetos e biodiversidade. Elza Bruzzone, especialista em geopolítica, estratégia e defesa nacional, membro do centro de geografia militante da Argentina, disse que o que eles estão pleiteando é fechar o circulo em todos os recursos naturais que temos na nossa América. 

Acrescentou ainda a especialista explicando que os militares tem bases secretas instaladas na América central e no Caribe, juntamente com aqueles que estão na Colômbia, Peru, Chile, Paraguai perto da base militar em Anata Malvinas, fechando o cerco em todos os recursos naturais e reafirmando a sua presença na Antártida.


Deve-se notar que apenas a um passo entre oceano atlântico e pacifico, que é o chamado Estreito de Magalhães localizada precisamente em Tierra del Fuego, ele também é o mais próximo do continente antártico que ainda é disputado nos dias de hoje.

Recursos e domínios estratégicos no Atlântico sul, "não nos esqueçamos que a Antártida é a maior reserva de água doce congelada no mundo", precisamente nesse setor é aonde estão se discutindo a soberania da Argentina, do Chile, e da Grã-Bretanha. Ela disse ainda que na Península da Antártida estão os maiores depósitos de hidrocarbonetos na região, e há minerais altamente estratégicos que são essenciais para a indústria militar e aeroespacial. Além disso a base que está sendo instalada na fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil, visa a esses analistas um objetivo muito claro. Parte do Aquífero Guarani, a maior fonte de água doce subterrânea do mundo com o total de 1,2 milhões de metros quadrados. Ruber declarou ainda que existe uma estratégia geopolítica de Washington na instalação dessas bases e o objetivo é recuperar e aumentar o presença militar na América do Sul.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.